Exames

Imunofluorescência

O que é?

Imunofluorescência é uma técnica que permite a visualização de antígenos nos tecidos ou em suspensões celulares utilizando corantes fluorescentes, que absorvem luz e a emitem num determinado comprimento de onda. Quando o corante está ligado ou conjugado com um anticorpo, os locais de reação entre o antígeno e o anticorpo conjugado podem facilmente ser visualizados. Os fluorocromos mais utilizados em técnicas de imunofluorescência são a fluoresceina isocianetada (FITC) e rodamina.

 

Muito utilizado em dermatopatologia o exame de imunofluorescência direta é utilizado para a demonstração de imunoglobulinas e fração C3 do complemento que se depositam nos tecidos cm doenças da pele.

Pode ser utilizada, muitas vezes com finalidades de pesquisa para a procura e demonstração de alterações genéticas (como mutações e transiocações) em células tumorais.

Material Requerido

Tecido a fresco acondicionado em frasco contendo meio de transporte (solução de Michel), fornecido gratuitamente pela Consultoria em Patologia. Pedido do medico solicitante.

Imunofluorescência direta de rim

Utilidade

Há décadas, o exame de imunofluorescência direta (IFD) tem se mostrado indispensável para detecção de diferentes antígenos no tecido renal. Muitas doenças renais, particularmente as glomerulopatias; podem apresentar o mesmo padrão morfológico; por esse motivo, o exame de IFD é fundamental, fornecendo informações quanto à presença, os tipos e localizações de imunodepósitos. Depósitos de IgA, por exemplo, podem ser observados em pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico, normalmente em conjunto com outras imunoglobulinas e frações de complemento. Entretanto, quando o depósito de IgA é isolado, esse achado é sugestivo de doença de Berger (nefropatia por IgA). A interpretação dos resultados deve ser sempre correlacionada com os achados clínico-laboratoriais e histopatológicos para completa definição diagnostica.

 

Empresas conveniadas

Localização

Contato

Rua, Castro Alves N° 35,

Bairro Bosque, Rio Branco / AC - 69900-622

Telefones: (68) 3224-9861 - 3223-3610

 3224-2345 - 3223-3049